quinta-feira, 29 de março de 2012

UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS

"Um país se faz com homens e livros"... "Nos livros está fixada toda a experiência humana. É por meio deles que os avanços do espírito se perpetuam. Um livro é uma ponta de fio que diz: "Aqui parei; toma-me e continua, leitor"... (p.46)

"Acho que quem vem a esta biblioteca não tem tempo de abrir um livo. Há coisas demais para distraí-lo e ocupar-lhe a atenção. E que é a biblioteca em si senão um livro - e o primeiro a ser consultado?" (p.49)

"Acho que esta biblioteca foi o primeiro grande livro composto pela América..."  (p.49)


"Sair da Quinta Avenida, o torvelinho perpetuo, e cair na Biblioteca Pública, corresponde a mudar de planeta. Reina lá um silêncio de recolhimento, e ainda uma constante temperatura de primavera, por mais que fora o verão escalde..." (p.211)

"Não há ali regulamento estragador do prazer do consulente; ou então o regulamento é feito de modo a coincidir com os impulsos naturais da criança que entra: "fossar" na imensidão de livros, sem atender a mais nada além da sua natural curiosidade e irrequietismo... O prazer das crianças é ali intenso, porque podem mexer à vontade. O "não faça isso, não bula nisso" não existe"... (p. 212-213)

É na América do Norte que se estasia, ante os monumentos de George Washington e Lincoln, prova concreta de "que a América tinha homens". É a visita a esse país que vem a lume o livro - América... leia todo texto em Retalhos de Leituras

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...